Depressão no idoso

A terceira idade – também conhecida como melhor idade – é uma importante fase da vida. É quando encerra-se a trajetória profissional, os filhos casam e saem de casa e perde-se muitos amigos e entes queridos, além de na maioria dos casos, surgirem alguns problemas de saúde. Tantas perdas de uma vez só trazem uma carga emocional muito grande e é comum que os idosos fiquem deprimidos ao passarem por esses acontecimentos.

Além disso, o número de idosos tem aumentado, uma vez que a expectativa de vida aumentou em decorrência da tecnologia e dos tratamentos avançados para as doenças comuns na terceira idade. Ou seja, vamos viver mais e acabar convivendo mais tempo com a depressão.

Continue lendo para entender melhor como ocorre a depressão no idoso e como combatê-la!

Características da depressão em idosos

A depressão pode surgir apenas na terceira idade, por conta de todos os fatores e perdas já mencionadas e nesse caso o fator hereditário não conta tanto, ou seja, a doença está muito mais relacionada com o envelhecimento em si. Mas há também casos onde o problema já acompanha o paciente e se intensificou nesta fase, apresentando características de cronificação.

Os sintomas que surgem na depressão em idosos são bem atípicos, muitos nem parecem ou se sentem tristes. A falta de memória pode muitas vezes ser um sinal forte de depressão, que acaba se confundindo com demência nessa fase. Essa apresentação da doença de forma diferente acaba dificultando o diagnóstico e a adesão ao tratamento, pois muitos pacientes não aceitam a doença.

×