A pandemia, com medidas restritas contribuiu para o aumento de casos de transtornos mentais comuns
Mais de 76 milhões de casos de transtornos de ansiedade foram registrados em todo o mundo ao longo de 2020, de acordo com uma pesquisa publicada na The Lancet. A incidência da doença aumentou 28% com a pandemia, entretanto os transtornos mentais já eram as principais causas de demanda global nos serviços de saúde antes de 2020, aponta o estudo.
A ansiedade é a antecipação de uma preocupação futura, sendo uma reação normal ao estresse e podendo ser benéfica para o organismo. Contudo, os transtornos diferem dos sentimentos normais de nervosismo e envolvem medo excessivo, que podem afetar o desempenho profissional e as relações pessoais, evoluindo para quadros de depressão.
O diagnóstico do transtorno é realizado a partir de análise clínica, que observa os históricos pessoal e familiar, além da ocorrência de sinais da doença. Conheça os 12 sintomas mais comuns da ansiedade.
1. Preocupação excessiva
As preocupações ocasionais são normais, mas quem tem transtorno de ansiedade generalizada (TAG) se preocupa de uma forma mais intensa, mesmo quando não há uma razão clara para isso. A preocupação é difícil de controlar, afetando o cotidiano dos pacientes.
2. Insônia
A ansiedade pode causar distúrbios de sono ou pode ser o resultado dos problemas para dormir. A insônia para o paciente ansioso vai muito além de uma noite perdida, e a situação pode persistir por vários dias.
3. Medo irracional
Quando o medo está relacionado a uma situação ou coisa específica, pode ser normal. Entretanto, quando o sentimento se torna esmagador, perturbador e desproporcional ao risco real envolvido, é um sinal revelador de fobia, um tipo de transtorno de ansiedade que pode ser incapacitante.
4. Tensão muscular
A tensão muscular quase constante geralmente acompanha os transtornos de ansiedade. Esse sintoma pode ser tão persistente e generalizado que as pessoas que convivem com ele há muito tempo podem parar de notá-lo.
5. Problemas digestivos
Às vezes, a ansiedade pode causar problemas digestivos, como náusea, diarreia, indigestão ou até falta de apetite. Pode haver uma conexão entre o transtorno e o desenvolvimento da síndrome do intestino irritável após uma infecção intestinal.
6. Medo de eventos sociais
Pessoas com ansiedade social tendem a se preocupar por dias ou semanas antes de um determinado evento ou de uma situação. Isso pode persistir inclusive depois do ocorrido, quando os ansiosos podem ficar pensando no que aconteceu durante um tempo longo, imaginando como foram julgados.
7. Sensação de constrangimento
Geralmente, a ansiedade é provocada por situações cotidianas, como conversar pessoalmente em uma festa ou comer e beber na frente de um pequeno número de pessoas. Nessas situações, as pessoas com transtorno de ansiedade social tendem a se sentir constrangidas, como se todos estivessem olhando para elas.
8. Crises de pânico
Os ataques de pânico envolvem uma sensação repentina de medo e desamparo que pode durar vários minutos e vêm acompanhados de sintomas físicos, como problemas respiratórios, aceleração cardíaca, formigamento ou dormência nas mãos, sudorese, fraqueza, tontura, dor de estômago e sensação de muito calor ou frio.
9. Flashbacks
Algumas pessoas têm experiências que podem não parecer obviamente traumáticas, como serem ridicularizadas publicamente. Esses indivíduos podem evitar lembranças da experiência e sofrer com flashbacks.
10. Perfeccionismo
A obsessão pela perfeição está relacionada à ansiedade. Quem está constantemente se julgando ou tem muita ansiedade antecipatória de cometer erros ou ficar aquém de seus padrões provavelmente tem um transtorno.
11. Comportamento compulsivo
O paciente também pode buscar movimentos repetitivos compulsivamente como uma forma de tentar escapar da ansiedade. O pensamento obsessivo e a compulsão se tornam um distúrbio quando a necessidade de realizar “rituais”, mentais ou físicos, começa a conduzir a vida da pessoa.
12. Ataques de dúvida
Uma característica comum dos transtornos de ansiedade é a aversão à incerteza que pode virar uma obsessão. Nesse caso, o ansioso é acometido com ataques de dúvidas sobre a própria identidade, os relacionamentos pessoais ou capacidade de realização de suas atividades.
Sintomas físicos da ansiedade :
- Respiração ofegante;
- Falta de ar;
- Falta de apetite;
- Dormência;
- Formigamento;
- Palpitações;
- Suor excessivo;
- Mãos frias;
- Ondas de calor;
- Visão turva;
- Sensação de engasgo;
- Dores no peito;
- Taquicardia;
- Fala acelerada;
- Sensação de tremor;
- Vontade de roer as unhas;
- Dor de barriga;
- Dores abdominais;
- Agitação nas pernas;
- Agitação nos braços;
- Tensão muscular;
- Dores nas costas;
- Dores nos músculos;
- Engasgo;
- Cansaço extremo;
- Tontura e sensação;
- Desmaio;
- Perda de peso fora do normal;
- Ou, ganho de peso fora do normal;
- Enjoo;
- Vômitos;
- Zumbidos no ouvido;
- Ruídos na cabeça
- Irritabilidade;
- Dores de cabeça;
- Boca seca;
- Reações no fígado;
- Problemas de garganta;
- Função respiratória mais fraca
- Urgência para ir ao banheiro;
- Hipersensibilidade de paladar;
- Ou, falta de paladar;
- Insônia.
Se sente esses sintomas e o sofrimento toma conta de sua vida, agende uma consulta o mais breve e seja atendida de forma humanizada e de forma sigilosa visando seu bem estar e melhora de qualidade de vida! Tratamentos medicamentosos mais atuais utilizados visando menos efeitos colaterais e indicações se preciso de tipos específicos de terapia para proporcionar ao paciente tratamento qualificado de primeira linha. Não subestime e fique fora da Psicofobia que é quando se acha que Psiquiatra só é para loucos. Nós tratamos de vários transtornos como ansiedades, depressão, insônia nos seus mais diversos tipos, transtorno bipolar do humor, transtorno de personalidade, psicoses, esquizofrenia, TDAH, entre outros vários tipos de transtornos. O Transtorno Ansioso no caso descrito é bem frequente no âmbito de consultório cerca de 70-80% das pessoas pós pandemia desenvolveram algum tipo de transtorno dentre eles o ansioso.