Chega o final do dia e você sente dificuldade de relaxar e ter aquele merecida noite de sono? Ou quando finalmente conseguiu adormecer, algum barulho ou luminosidade acaba te despertando e não consegue mais voltar a dormir? E no outro dia acorda mais cedo do que o esperado, ainda cansado e com a sensação de que não dormiu bem? Você pode estar sofrendo de insônia.
Segundo a Associação Brasileira do Sono, a insônia consiste na “dificuldade em iniciar o sono ou em se manter dormindo, sendo que o principal prejuízo é o cansaço durante o dia pelas noites mal dormidas.” A Insônia é um transtorno do sono, o mais comum entre eles, e atinge cerca de 40% da população brasileira, dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Ela pode se apresentar de forma passageira, às vezes relacionada com um dia atípico de trabalho, com uma rotina de comer muito tarde e em grandes porções ou com o consumo excessivo de substâncias estimulantes como o café, álcool, chá preto, chocolate, nicotina e outras. Mas se os seus episódios de insônia se mantiverem frequentes, passando a marca de um mês, talvez seja hora de buscar um tratamento especializado.